Irmandade


MusicPlaylist

06/10/2010

Nickelback


O Nickelback foi formado em 1995, em Vancouver, no Canadá, pelos irmãos Chad Kroeger (
vocal e guitarra) e Mike Kroeger (baixo) junto de seu colega Ryan Peake (guitarra). O baterista Brandon Kroeger gravou apenas o primeiro álbum “Curb” e foi substituído por Mitch Guindon por um curto período de tempo até a entrada de Ryan “Nik” Vikedal.
O nome da banda surgiu quando Mike estava trabalhando no Starbucks, uma loja americana, e ao entregar o troco, ele tinha a mania de dizer várias vezes: "here's your nickel, back" (“aqui está seu troco”).
O disco "The State" de 1999 foi lançado nos EUA em março de 2000, estourando nas rádios com os singles "Breath", "Leader of Men" e "Old Enough”.
Um fato curioso é que o álbum “The State” foi lançado primeiro independente com uma capa, depois pela EMI a gravadora do Nickelback no Canadá, com outra capa um pouco diferente, e reeditado pela Roadrunner nos EUA com outra capa, existindo um mesmo disco no mercado com três capas diferentes.
O grande sucesso na terra do Tio Sam leva o Nickelback a fazer mais de 200 shows nos Estados Unidos, excursionando com grandes bandas como Creed, 3 DOORS Down e Fuel.
O álbum "Silver Side Up", de 2001, foi produzido pelo veterano Rick Parashar, que já havia trabalhado com o PEARL JAM, e mixado por Randy Staub (Metallica, U2). Foi gravado em setembro, em cinco semanas em Vancouver no Greenhouse studio, (onde foi gravado também “The State”), tendo a participação da guitarra slide de Ian Thornley da banda Big Wreck.
"How You Remind Me" foi o primeiro single do álbum “Silver Side Up”, que fez com que o Nickelback escalasse as paradas de discos mais vendidos, esta música foi escrita em 15 minutos, nos ensaios antes da banda entrar em estúdio, sendo indicada para quatro prêmios Grammy e para quatro prêmios Billboard.Esta música foi a mais tocada em 2002 nos EUA, de acordo com a Billboard, dando o título ao Nickelback de artistas de rock mais tocados nos EUA em 2002 em todos os formatos de rádio.
O sucesso estrondoso de “Silver Side Up” fez com que o Nickelback recebesse disco de platina na Alemanha e na Holanda, na Austrália recebeu o platina duplo, no Reino Unido o platina triplo, nos Estados Unidos recebeu o disco de platina quíntuplo, na sua terra natal, o Canadá recebeu oito vezes o disco de platina e mais dez discos de platina ao redor do mundo.
O Nickelback já participou de várias trilhas sonoras como a do filme “O Escorpião Rei” (Scorpion King) com “Yanking Out My Heart” e a cover para a música de Elton John “Saturday´s Night Alright” junto com o vocalista Kid Rock para a trilha de “As Panteras - Detonando” (Charlie´s Angels – Full Throthle).
De trilhas para filmes de super-heróis dos quadrinhos da Marvel já são três: “Hero” foi gravada por Chad Kroeger ao lado de Josey Scott, vocalista do Saliva para a trilha do “Homem-Aranha” (Spider-Man), “Learn the hard way”, gravada para o filme “Demolidor” (Daredevil) e a sua última contribuição foi para o “O Juticeiro” (“The Punisher”) com a música “Slow Motion”.
‘The Long Road”, o último albúm do Nickelback foi gravado parte na Greenhouse Studios e parte no estúdio da casa de Chad, também em Vancouver e é o trabalho mais honesto, agressivo e emocional deles, deixando todos muito orgulhosos disto, segundo Chad Kroeger: “Os fãs do verdadeiro rock n´roll vão ter uma surpresa, o álbum é menos direcionado a mim e a coisas que passei, é sobre experiências que cada um de nós podemos passar e o que podemos aprender com isso, é o primeiro álbum sem nenhuma influência de fora, nós trabalhamos juntos pra gravar um disco que realmente queríamos gravar, sem nenhuma inibição, não poderia ser de outra maneira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário